Prefeitura lança campanha de conscientização “Hora do Lixo”

Publicado por em 14 de setembro de 2018

É sempre importante manter a cidade limpa e para conscientizar a população pretropolitana, a prefeitura lançou a campanha “Hora do lixo”. A ação tem como objetivo orientar os moradores de Petrópolis sobre os horários propicios a descartarem seus lixos. O presidente da Comdep, Wagner Silva, sugere que as pessoas devem colocar o lixo na lixeira mais próximo do horário da coleta, com uma antecedência de no máximo uma hora. Dessa maneira, será possível precaver os riscos de doenças causados pelos resíduos residenciais espalhados, além do mau cheiro propagado.

A Comdep disponibilizará por meio do site, a lista de dias e horários de coleta nos bairros, o que facilitará o acesso dos moradores à informação e também, será realizável a contribuição dos mesmos. Diante disso, será possível seguir uma recomendação importante da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis e o que estabelece o Código de Posturas.

Coleta

Atualmente, a destinação correta para todo resíduo recolhido na cidade é realizada pelas empresas Força Ambiental e PDCA Serviços, que fazem a coleta e o transporte do lixo para o aterro de Três Rios. A coleta é feita por 21 caminhões grandes (com capacidade de 15 toneladas) e sete veículos menos (que comportam seis toneladas e que são usados para a coleta em locais de difícil acesso e ruas estreitas). As rotas passam por 1.633 ruas do município, com frequência diária ou com intervalos de 48 horas. Esse roteiro leva em consideração a quantidade de lixo gerado na localidade, o fluxo de veículos, o tamanho da população, entre outros fatores – até mesmo a época do ano (no verão, por exemplo, o descarte de lixo aumenta).

A população conta cerca de 1,2 mil lixeiras de plástico rígido e uma tonelada de capacidade espalhadas em toda cidade, além de lixeiras fixas, barris e coletoras de postes.

Entulho

Todo esse trabalho intenso e frequente não permite acúmulo de lixo na cidade, que ainda enfrenta outra situação: o descarte irregular de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos velhos. O depósito irregular de entulho sobre calçadas e ruas é proibido pelo Código de Postura. A legislação do município determina que o gerador do entulho deve dar o destino correto, ou seja, levar para o aterro de Pedro do Rio. No caso de flagrante, o responsável é intimado a fazer a retirada imediata e recebe multa de R$ 800. Quem tem dificuldade, tem a opção do Disque Entulho.

O Disque Entulho faz a coleta gratuita em casa de até 20 sacos de entulho. O serviço tem rotas fixas, mas também há atendimento de outros locais, de acordo com a disponibilidade. Desde que foi reativado, no ano passado, já foram feitas mais de quatro mil coletas e qualquer pessoa pode contar com esse serviço. Para isso, basta ligar para 2243-7822 e fazer o agendamento.

 

Escrito por Ana Luiza Garcia e revisado por Andrey Mattos



Comentários Fechados