Acontece o 19º Festival da Limpeza de Araras

Publicado por em 10 de setembro de 2018

Na manhã desta quarta-feira (5), iniciou-se o 19º Festival da Limpeza de Araras. A abertura aconteceu no salão do Celar, marcado por um café que contou com a presença de moradores, voluntários e instituições apoiadoras do mais tradicional mutirão de limpeza de ruas, rios e trilhas de Petrópolis, como a Comdep e Águas do Imperador. O evento realizado pela Oscip Projeto Araras é gratuito e oferecerá durante 18 dias, mais de 20 atividades. Neste ano, o tema do Festival é “SustentAraras”, que tem como foco a educação ambiental da região e a conscientização a população sobre a importância da sustentabilidade.

Na abertura, foram apresentadas todas as atividades a serem realizadas. O primeiro evento acontece no dia seguinte à abertura (6/09, quinta-feira), reunindo a atriz Gloria Pires, que possui casa na região, e a ativista ambiental Fe Cortez, idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e do copo do movimento, para uma roda de conversa com os moradores. O evento começa às 10 horas no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no centro de Araras. O site Bemglo, da atriz, é apoiador dessa iniciativa e está fazendo a divulgação deste evento e de todo o festival.

Entre 7 e 9 de setembro, moradores e visitantes poderão contemplar o Rio Araras em três pontos de intervenção lúdica feita por voluntários e artesãos: atrás da Quadra de Esportes comunitária, próximo à localidade do Grotão e na servidão Santa Madalena (próximo ao Vista Alegre), que desemboca numa belíssima cachoeira. A intenção é chamar a atenção para os problemas do Rio Araras com o despejo de lixo e recicláveis. Nos dias 11 e 12 de setembro, é a vez da comunidade de Vista Alegre receber as artesãs Erica Broterhood e Fefa Reis, junto com a moradora Graça Aquino, para uma oficina com recicláveis, no Salão da Associação comunitária. Os horários estão sendo definidos com os participantes.

As atividades de Educação Ambiental serão realizadas nas escolas da região pela pedagoga e doutora em Educação, Luisa Delgado de Carvalho, entre 12 e 19 de setembro, com contação de história e oficinas de sensibilização para professores sobre o tema SustentAraras. Já o professor de Biologia e historiador Sergio Escarlate preparou uma conversa especial sobre sustentabilidade para os jovens do Ensino Médio da Escola Estadual de Araras às 10h30 do dia 13.

O projeto de cineclube chegará ao centro Comunitário Santa Luzia e Vista Alegre na tarde do dia 15, a partir de 15 horas, sob a coordenação da diretora do Cineviola, Jeanne Duarte. Nos dias 17 e 18, às 10h, a atividade vai ser em volta das coletoras próximas à guarita da PM na entrada de Araras. É lá que os moradores serão convidados para fazer cartazes que estimulem outros moradores a utilizar corretamente as lixeiras e a separar o lixo orgânico de recicláveis ou entulho.

No dia 20, às 10h, no Salão Paroquial, a chefe da Reserva Biológica de Araras, Isabela Lima, faz um bate-papo com os moradores sobre o significado de se viver no entorno de uma reserva. Os mutirões de limpeza acontecem com o apoio da Comdep e Águas do Imperador entre os dias 19 e 21 de setembro, a partir das 9 horas. No dia 22, de 9 às 17 horas, o espaço Conecta Orgânica, na entrada de Araras recebe o Projeto Araras para uma Mostra de Sustentabilidade, com a participação de instituições parceiras e moradores que produzem artesanato, orgânicos ou tenham alguma ligação com o tema sustentabilidade. A ideia principal é criar uma grande rede local e mapear produtores que pensem na vida sustentável.

Acompanhe pelo Facebook: Projeto Araras Oscip e fique por dentro de toda a atualização da programação.
Site: www.projetoararas.org.br

Escrito por Ana Luiza Garcia e revisado por Andrey Mattos.



Comentários Fechados