Prefeitura suspende aulas na segunda-feira, adota mudanças no transporte e prioriza a saúde

Publicado por em 28 de maio de 2018

thumbnail_post COMBUSTÍVEIS

Medidas drásticas de racionamento e operações diferenciadas estão sendo adotadas pela Prefeitura frente à greve dos caminhoneiros que ocasionou absoluta falta de combustíveis na cidade. As aulas na rede municipal estão suspensas na segunda-feira (28.05), ônibus circularão com metade da frota  usada aos domingos e a coleta de lixo vai ser racionada.  A Saúde manterá todos os atendimentos, entre postos de saúde, hospitais e UPAs.  Cirurgias eletivas, consultas e exames também estão mantidos.

Neste domingo (27.05), a prefeitura implementa mudanças no transporte coletivo para garantir que na segunda-feira, dia útil, haja ônibus em circulação. No domingo (27.05), a circulação fica restrita à metade da frota normal daquele dia. Assim, por exemplo, um bairro que tem normalmente aos domingos 2 veículos operando terá apenas 1 em circulação.

A medida visa garantir que na segunda-feira (28.05) haja combustível para a circulação dos veículos, evitando maiores prejuízos a indústrias e comércio.

Já a suspensão das aulas está sendo adotada para garantir a segurança dos estudantes visto que com menos ônibus em circulação as crianças e adolescentes saem de sua rotina de transporte e ficam sujeitas a permanecer mais tempo na rua à espera de transporte.

Assim, a frota de 19 ônibus próprios da Educação, com tanques cheios, ficará com este combustível reservado para fornecer, caso necessário, às ambulâncias da rede de Saúde.

A coleta de lixo opera com menos caminhões desde esta sexta-feira (25.05) em função de bloqueios na BR-040.  Operações especiais estão sendo feitas em toda a cidade para manutenção do serviço. A Prefeitura, no entanto, orienta aos moradores que mantenham o resíduo domiciliar em suas casas, devidamente acondicionado, evitando o despejo em lixeiras e nas vias públicas. Este lixo deve ser descartado assim que a coleta estiver normalizada.

Todas as repartições públicas funcionam normalmente na segunda-feira (28.05), porém a frota de carros administrativos estará 100% recolhida aos pátios (com exceção de Saúde, Defesa Civil e Assistência Social), com o combustível restante reservado para questões emergenciais, preferencialmente da Saúde.

“Todas as medidas estão sendo adotadas visando garantir os serviços básicos à população. Muitas são preventivas, já nos preparando para uma continuidade da greve dos caminhoneiros e o desabastecimento”, afirma o prefeito Bernardo Rossi destacando que as ações tomadas pelo Gabinete de Crise, acionado em eventos que interferem no dia a dia da população, “foram estudadas pelas pastas envolvidas como Saúde, Educação, Transporte e Administração, com acompanhamento jurídico”.

As medidas são pontuais e podem ser revistas a qualquer momento em decorrência do desenrolar da crise no fornecimento de combustíveis. O Gabinete de Crise está em plantão permanente até que todos os serviços tenham retornado à normalidade.

 



Comentários Fechados