MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA PARA VINTE E SEIS ANOS A FAIXA ETÁRIA DA VACINAÇÃO CONTRA HPV.

Publicado por em 25 de agosto de 2017

 

vacinação-hpv

A VACINAÇÃO CONTRA O HPV FOI TEMPORARIAMENTE ESTENDIDA PARA HOMENS E MULHERES DE QUINZE ATÉ VINTE E SEIS ANOS. A MEDIDA TEM O OBJETIVO DE AUMENTAR O NÚMERO DE PESSOAS PROTEGIDAS CONTRA O VÍRUS.

A NOVIDADE FOI ANUNCIADA PELO MINISTRO DA SAÚDE RICARDO BARROS, NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA. A FAIXA ETÁRIA JÁ HAVIA AUMENTADO EM JUNHO DESTE ANO, AMPLIANDO A APLICAÇÃO DAS DOSES PARA MENINOS DE ONZE ATÉ QUINZE ANOS INCOMPLETOS.

O HPV É UM VÍRUS TRANSMITIDO PELA RELAÇÃO SEXUAL, NO CONTATO DIRETO COM PELE OU MUCOSAS INFECTADAS. ALÉM DO CÂNCER NO COLO DO ÚTERO, PODE CAUSAR OUTROS TIPOS, COMO DE GARGANTA, POR EXEMPLO. A DIRETORA DE VIGILÂNCIA E SAÚDE RESSALTA QUE A VACINAÇÃO COM IDADE EXTENSIVA É TEMPORÁRIA.

EM PETRÓPOLIS, 2.490 VACINAS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA O NOVO GRUPO SE IMUNIZAR. SERÃO QUATORZE POSTOS COM A ROTINA DE VACINAÇÃO, QUE SÃO:

 

PSFS – ALTO DA SERRA, SÃO SEBASTIÃO E POSSE.

NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO ALTO INDEPENDÊNCIA, QUITANDINHA, RETIRO, ITAMARATI, MORIN, ITAIPAVA E PEDRO DO RIO

NO AMBULATÓRIO ESCOLA, NO INSTITUTO DA MULHER,

NA COORDENAÇÃO DE EPIDEMIOLOGIA E NO HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO.

TODOS OS POSTOS ESTARÃO COM ATENDIMENTO DISPONÍVEL DAS NOVE DA MANHÃ ÀS CINCO DA TARDE, COM INTERVALO DE UMA HORA DE ALMOÇO, ATÉ O PRÓXIMO DIA VINTE E NOVE.

ATUALMENTE HÁ 1646 MENINAS E MENINOS PROTEGIDOS CONTRA O VÍRUS NO MUNICÍPIO, MAS A ESTIMATIVA É QUE CERCA DE 18 MIL PESSOAS SEJAM VACINADAS. SEGUNDO A SECRETARIA DE SAÚDE, APÓS A APLICAÇÃO DA PRIMEIRA DOSE, OS ADULTOS MESMO AO TÉRMINO DA CAMPANHA TEMPORÁRIA PODERÃO RETORNAR ÀS UNIDADES PARA RECEBER AS OUTRAS DOSES.

REPORTAGEM: AMANDA LEONTINA



Comentários Fechados