Disque-Turismo: importante ferramenta de informação ao turista e morador de Petrópolis

Publicado por em 15 de maio de 2017

IMG_2604

  Importante canal de informações para o turista e também para o morador de Petrópolis, o Disque-Turismo já recebeu 382.901 ligações desde sua criação, em 1996. Gratuito, o 0800-0241516 funciona como um guia com dados que vão além da parte turística, com mais de três mil informações sobre atrativos, roteiros, rede hoteleira, gastronômica e comércio em geral, mas também telefones e endereços úteis, e ainda a programação cultural no município.

            “O Disque serve como um guia na questão de orientar os turistas que não conhecem a cidade, com indicações sobre hotéis e o que a cidade oferece de melhor. Mas passamos também muita informação para o morador, como programação de cinema, endereços de órgãos públicos, todo tipo de informação”, explica a atendente Fabrícia da Silva de Oliveira, que trabalha no setor há dois anos.

            No início, o Disque recebia pouco mais de três mil ligações por ano, mas no ano de 2000 o canal começou a se consolidar como ferramenta importante de informação chegando a registrar 31 mil ligações por ano, em 2004. Hoje com média de mais de 10 mil ligações por ano, mesmo com a chegada da internet que dá fácil acesso a todo tipo de informação, o Disque-Turismo ainda se mantém como instrumento importante para divulgação de todo tipo de informação sobre a Cidade Imperial e o que acontece no município.

            Funcionando todos os dias da semana, a ferramenta auxilia não apenas o turista que está na cidade, mas também os funcionários de hotéis e até mesmo guias turísticos para um melhor atendimento ao visitante que vem a Petrópolis. “Alguns ligam para a gente pedindo ajuda com roteiro dos atrativos, e encaminhamos por e-mail esse material. Mas recebemos todo tipo de pergunta de coisas que não tem nada a ver com o turismo e até mesmo perguntas sobre outras cidades”, conta Rosaura Kapps, há 18 anos no setor.

            Mas se engana quem pensa que o setor recebe ligações apenas com pedidos de informações comuns. Algumas inusitadas já foram registradas pela equipe, que se diverte ao lembrar. “Já ligaram perguntando quanto cobrava para andar no avião 14 Bis de Santos Dumont e também onde vendia ovo de dinossauro”, lembra Fabrícia.

            O Disque-Turismo funciona pelo 0800-0241516 todos os dias, de segunda a sábado, de 9 às 18h, e aos domingos até 14h. A ligação é gratuita.

 



Comentários Fechados