VOU TER QUE FECHAR A MINHA EMPRESA. ESTRANHO! EU SEI ATRAVESSAR A RUA!!!

Publicado por em 7 de março de 2017

Mairom Duarte - Foto Érica Marci & Júnior (12)

Nossas decisões mais simples são diárias e constantes. Qualquer erro pode ser fatal, como atravessar a rua, por exemplo. Aguardamos o momento oportuno. Mas é muito comum que, após a decisão de atravessar, regredimos ao ver que uma moto ou outro veículo se aproxima quando tudo parecia livre.

A estratégia é a paciência de aguardar até que não haja veículos ou estes estejam parados ao sinal fechado. Assim, nosso objetivo de chegar ao outro lado da rua, será atingido.

E os empresários tomam decisões diárias parecidas com essa. Ao menos conceitualmente.

O empresário deve sempre estar pensando em aumentar a lucratividade de sua empresa. E isso passa por, invariavelmente, cortar custos. Dessa forma ele pode “atravessar a rua” de forma tranquila. Ou seja: garante o mínimo para que sua empresa sobreviva. Mas, para tanto, deverá usar técnicas de gestão empresarial nem sempre conhecidas por ele: cobertura de estoques, controle atualizadíssimo do fluxo de caixa, acompanhamento de tributação das vendas, logística, entre outras.

É necessário fazer uma análise financeira/ quantitativa dos dados históricos da empresa para que possa simular cenários de cortes. E ainda que as decisões sejam tomadas, poderá haver indecisões, mas que rapidamente vão tomar seu rumo observadas tais técnicas.

É assim. Nosso dia-a-dia vale para as empresas. As decisões estratégicas não podem ser tomadas apressadamente. Já as decisões operacionais devem ser executadas rapidamente, assim como acompanhamento dos resultados. Dessa forma os ajustes necessários serão logo implementados e o outro lado da rua será alcançado.

Se você é empresário, faça, enfim, a sua empresa atravessar a rua da mesma forma que você a atravessa. mairom.duarte@csalgueiro.com.br.

* Mairom Duarte é Consultor em Gestão de Negócios e atua há mais de 25 anos em Consultoria de Gestão Empresarial.

 

Saiba mais sobre o nosso Colunista! 

 

Mairom Duarte é Petropolitano. Atualmente é Diretor da COSTA SALGUEIRO Consultoria, onde é associado desde 2000, empresa também de Petrópolis. É Engenheiro Eletricista pela UFRJ (1983). Possui larga experiência em Consultoria Empresarial, tendo trabalhado por 14 anos na Accenture Consulting e 3 anos na Ernst & Young Consulting. É especialista em gestão de negócios, participando e coordenando projetos de reestruturação empresarial e implantação de sistemas de gestão integrada em empresas de grande porte como Petrobras, Votorantin, Jornal do Brasil, Vivo, Light, Coelba, Braspetro Colômbia, Karsten, CPFL, Grupo Industrial João Santos, Cimento Mauá, Braskem, entre outros.

Em Petrópolis a Costa Salgueiro deixa sua marca em diversas empresas da cidade tais como Vassouras Rossi, Telas São Jorge, CTO – Centro de Terapia Oncológica, Grupo Tribuna de Petrópolis entre outras.

 

COSTA SALGUEIRO CONSULTORIA – GESTÃO DE NEGÓCIOS

Edifício Pio XII

Rua Marechal Deodoro, 119 – sobreloja 19

Centro – Petrópolis/ RJ



Comentários Fechados